[Resenha] Arlindo - Ilustralu [HQ] | Leitor Cabuloso (2024)

Um adolescente cheio de sonhos, morador de uma cidade do interior do Rio Grande do Norte, que cultiva belas amizades, vive suas primeiras paixões e é gay. De uma forma geral, essa é a premissa da HQ “Arlindo”, escrita por Luiza de Souza, mais conhecida na internet como Ilustralu. Porém, estaria mentindo se dissesse que a história se resume no que está contido na frase acima. A magia da narrativa está no que ela nos faz sentir.

Fenômeno no Twitter, o quadrinho foi publicado inicialmente como uma webcomic semanal e logo ganhou uma legião de fãs fiéis (eu inclusa) que aguardavam ansiosamente cada nova página. E, devido ao sucesso, recentemente ganhou uma versão impressa pela Editora Seguinte.

Ambientada no início dos anos 2000 — quando lan houses, videolocadoras e o MSN estavam em alta —, a jornada do protagonista que dá nome à obra representa os adolescentes que nós, hoje adultos, um dia fomos. Muitos, inclusive, podem enxergar em Arlindo um reflexo de dúvidas, medos e expectativas que um dia fizeram parte de suas vidas.

Uma história sobre amizade…

“Arlindo” é uma história sobre descobertas, sim. Mas, acima de tudo, é uma história sobre encontrar seu lugar no mundo e saber que não se está só. Essa é uma jornada de amizade que, com os altos e baixos da vida, estão lá para servir de apoio mútuo. A fase da adolescência, difícil por si só, se complica quando se é gay numa cidade pequena e conservadora, e é aí que os laços de amizade se tornam essenciais.

Pelo nome do livro, não há como negar que Lindo é quem nos guia pela narrativa. Porém, Ilustralu soube construir seus personagens com tamanha grandeza que é possível dizer que os coadjuvantes foram alçados ao status de coprotagonistas. Lis, Mari, Pedro e Luís Filipe têm, cada um, espaço para desenvolver suas próprias narrativas, que conversam e entrecruzam com a do personagem principal, mas também existem de forma independente— vide o tanto que Lis, por exemplo, é amada pelos leitores (eu inclusa).

… E também sobre família

Essa também é uma história sobre família. Os conflitos de Arlindo, especialmente com o pai preconceituoso, ganham bastante espaço durante as páginas. Seja em flashbacks ou no momento presente, há reviravoltas suficientes para amolecer até o mais duro dos corações.

Mas nem só de tristeza vive a família de Arlindo. E aqui destaco a tia Amanda; a avó, Dona Anja; a mãe, Dona Nalva; e a irmã Lúcia (que é tão fofa que poderia aparecer muito mais!). São nessas mulheres que Arlindo encontra apoio e um colo nos momentos mais difíceis da trama. E é com a tia, também hom*ossexual, que o protagonista aprende uma importante lição: “tudo o que a gente tem é gente”. É claro que ter com quem contar ajuda, mas precisamos abraçar nossa essência sem medo.

Correr para onde?

“Eu sempre imaginei como seria existir num lugar onde meu nome fosse outro. Se a cidade fosse outra. Se as pessoas fossem outras. Talvez, se tudo fosse diferente, eu não teria essa vontade de correr, de ir embora o tempo todo. Mas se fosse assim, eu não seria quem eu sou. E essa não é uma opção.”

A frase acima aparece em três momentos cruciais durante a narrativa: está na página de abertura, na conversa de Arlindo com a tia e num momento-chave mais para o fim da história (uma cópia da página inicial, mas que ganha um novo significado). Essa questão da corrida é muito interessante, pois não aparece só nessa frase, mas durante a história como um todo, já que Arlindo e seus amigos fazem parte da equipe de corrida do colégio.

Mas, no correr das páginas (com o perdão do trocadilho), vai ganhando força essa conotação de querer fugir de um lugar e de pessoas opressoras. E a jornada de Arlindo é justamente entender o que ele mesmo disse: se ele fugisse não seria quem era; e isso estava fora de cogitação. Aceitar-se de forma plena também faz parte do processo de crescimento.

Bonito de ver

O exemplo acima é um de inúmeros de como a parte visual também é importante para a história — como não poderia deixar de ser em se tratando de uma história em quadrinhos.

Composta por cores vibrantes — rosa, amarelo e cinza —, a narrativa conta apenas com as imagens e os diálogos para se desenvolver. Mas não é preciso mais. A autora consegue, em cada detalhe, exprimir emoção e envolver o leitor, seja pela nostalgia, seja pela trama em si.

Referências

E, por falar em nostalgia, o que não falta são referências aos anos 2000. Além dos já ciados MSN, lan house e videolocadoras, há também as músicas como parte importante. Arlindo é fã de Sandy e Jr e diversas canções da dupla embalam passagens da história, assim como as músicas de Pitty estão presentes na jornada de Lis e Mari.

A ambientação da cidade do interior também é muito bem construída, sendo possível sentir-se parte daquele lugar. E, de fato, ao fim da leitura, essa sensação não se esvai e fica a vontade de revisitar constantemente esse pedacinho da história de personagens tão cativantes.

Importante representante do que é ser um jovem LGBTQIA+, “Arlindo” é uma história que tem tudo para cativar o coração de ainda mais leitores. Seja parte da comunidade ou não, essa HQ é indicada para todas aquelas pessoas que estão precisando de um quentinho no coração em meio a momentos tão difíceis.

Nota

[Resenha] Arlindo - Ilustralu [HQ] | Leitor Cabuloso (2)

Garanta a sua cópia de “Arlindo”!

[Resenha] Arlindo - Ilustralu [HQ] | Leitor Cabuloso (3)

Ficha Técnica

[Resenha] Arlindo - Ilustralu [HQ] | Leitor Cabuloso (4)Nome: Arlindo
Autora: Ilustralu
Edição:
Editora: Seguinte
Ano: 2021
Páginas: 200
ISBN: 9788555341427
Sinopse: Uma história sobre descobrir que a gente não tá só.
Arlindo é um garoto cheio de sonhos e vontade de encontrar seu lugar no mundo. Tudo o que ele quer é seguir sua vida de adolescente na cidadezinha onde mora, no interior do Rio Grande do Norte. Ele aluga filmes na locadora com as amigas todo sábado, sente o coração bater mais forte pelas primeiras paqueras, canta muito Sandy & Júnior no chuveiro, e ainda cuida da irmã mais nova e ajuda a mãe a fazer doces para vender.
Por mais que ele se esforce e dê o seu melhor, muita gente na cidade não aceita Arlindo ― o que traz uma série de problemas na escola e até mesmo dentro de casa. Aos poucos, porém, ele vai perceber que vale a pena lutar para ser quem ele é, ainda mais quando tem tanta gente com quem contar.
Com um traço divertido, cores vibrantes e um monte de referências aos anos 2000, esta história em quadrinhos que já conquistou milhares de fãs na internet fala sobre encontrar forças nas pessoas que a gente ama e dentro de nós mesmos.

[Resenha] Arlindo - Ilustralu [HQ] | Leitor Cabuloso (2024)
Top Articles
Washing Machine Error Code List: 35 codes for Whirlpool and Maytag Explained
Maytag Washer F2 E2 Error Code Explained - Brandt's Appliance Service
Omega Pizza-Roast Beef -Seafood Middleton Menu
Craigslist Livingston Montana
Mickey Moniak Walk Up Song
Booknet.com Contract Marriage 2
Jonathan Freeman : "Double homicide in Rowan County leads to arrest" - Bgrnd Search
Phenix Food Locker Weekly Ad
Mr Tire Rockland Maine
10000 Divided By 5
City Of Spokane Code Enforcement
Mikayla Campino Video Twitter: Unveiling the Viral Sensation and Its Impact on Social Media
18443168434
Slope Unblocked Minecraft Game
Immediate Action Pathfinder
Aktuelle Fahrzeuge von Autohaus Schlögl GmbH & Co. KG in Traunreut
Marion County Wv Tax Maps
Meritas Health Patient Portal
How to find cash from balance sheet?
The ULTIMATE 2023 Sedona Vortex Guide
Buff Cookie Only Fans
Cashtapp Atm Near Me
24 Hour Drive Thru Car Wash Near Me
Ally Joann
Morristown Daily Record Obituary
Rochester Ny Missed Connections
Buying Cars from Craigslist: Tips for a Safe and Smart Purchase
Urban Dictionary Fov
Ardie From Something Was Wrong Podcast
Ocala Craigslist Com
The Goonies Showtimes Near Marcus Rosemount Cinema
United E Gift Card
Jt Closeout World Rushville Indiana
Green Bay Crime Reports Police Fire And Rescue
Kips Sunshine Kwik Lube
Toonily The Carry
Adam Bartley Net Worth
Why I’m Joining Flipboard
Aurora Il Back Pages
Xxn Abbreviation List 2023
Craigslist Malone New York
Unblocked Games Gun Games
Spurs Basketball Reference
Maplestar Kemono
Theatervoorstellingen in Nieuwegein, het complete aanbod.
Bbwcumdreams
Research Tome Neltharus
Walmart Front Door Wreaths
Metra Union Pacific West Schedule
Renfield Showtimes Near Regal The Loop & Rpx
Philasd Zimbra
Gainswave Review Forum
Latest Posts
Article information

Author: Greg O'Connell

Last Updated:

Views: 5680

Rating: 4.1 / 5 (42 voted)

Reviews: 89% of readers found this page helpful

Author information

Name: Greg O'Connell

Birthday: 1992-01-10

Address: Suite 517 2436 Jefferey Pass, Shanitaside, UT 27519

Phone: +2614651609714

Job: Education Developer

Hobby: Cooking, Gambling, Pottery, Shooting, Baseball, Singing, Snowboarding

Introduction: My name is Greg O'Connell, I am a delightful, colorful, talented, kind, lively, modern, tender person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.